CIDADANIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO

19-MAI-2023

CIDADANIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO
Alunos do 9.º C recebem Presidente da Junta de Freguesia
No passado dia 9 de maio, a turma C do nono ano da Escola Cardeal Costa Nunes recebeu o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Madalena, Hélder Silva, no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento e da abordagem do domínio das instituições democráticas.
A sessão teve início com a apresentação da forma como se organiza o poder local no concelho, explicando que existem seis freguesias na Madalena, cada uma com a sua junta. Além das freguesias, ao nível das instituições democráticas, o concelho conta ainda com uma Câmara Municipal. Logo de seguida, o senhor presidente fez uma breve apresentação do funcionamento do órgão executivo, referindo que é constituído por um presidente, um secretário e um tesoureiro e que conta ainda com a Assembleia de Freguesia, constituída por sete membros que representam os vários partidos mais votados nas eleições, sendo o órgão deliberativo que fiscaliza e regula a atividade da junta, o órgão executivo.
Como Presidente da Junta de Freguesia, referiu que tem “um papel de proximidade”, apresentando-se como o elemento mais chegado à população, funcionando como elo de ligação entre os “fregueses”, a autarquia e o Governo Regional, representa a freguesia na  Assembleia Municipal, alertando para as necessidades manifestadas pela população, entre outras funções como a manutenção dos espaços públicos da freguesia.
Dada a diversidade dos assuntos tratados, esta sessão foi muito interessante e produtiva, promovendo o esclarecimento de dúvidas dos alunos sobre o funcionamento das instituições democráticas e aproximando os jovens estudantes de uma cidadania culta, informada e ativa.
Venham mais iniciativas como esta!
Turma 9.º C
19/05/2023
  • Partilhar